Os cuidados com a alimentação devem ser seguidos por toda a vida, independente da faixa etária. E cada uma dessas etapas requer atenção diferenciada para que a saúde esteja sempre em dia.
Mas a terceira idade exige alguns cuidados especiais em todos os aspectos da vida, principalmente na alimentação. Nessa fase são muitos os problemas de saúde que podem surgir e as deficiências nutricionais podem gravar essas doenças.
Uma alimentação saudável e planejada especialmente para os idosos pode ajudar a controlar e até evitar esses problemas. Assim é possível garantir uma qualidade de vida melhor, com mais possibilidades e oportunidades.
Não esqueça de beber água
Com o passar dos anos nosso corpo vai perdendo a capacidade de reter água dentro das células e é por isso que os idosos desidratam com mais facilidade. Além disso é comum perder a sede. Isso acontece porque perdemos a percepção de sede, assim a quantidade de água ingerida se torna bem menor.
Apesar de todos esses problemas a água é muito importante para a saúde do idoso, principalmente para aqueles que fazem uso de medicamento para pressão. Esse tipo de medicamento é chamado diurético, ou seja, aumenta a produção de urina. Um aumento na concentração da urina aliado à falta da ingestão de água pode levar o idoso à uma desidratação severa.
Além disso estudos já comprovaram que idosos que mantém uma hidratação adequada tem memória mais ativa e melhor raciocínio.
Assim é muito importante manter a ingestão de água adequada, para garantir que não aconteça a desidratação. O ideal é consumir pelo menos 8 copos de água por dia, mas se você não tem esse hábito, pode começar aos poucos.
O primeiro passo é se lembrar de que precisa ingerir água mesmo que esteja sem sede. Então se for um idoso acostumado com a tecnologia pode usar o despertador do celular para lembrá-lo. Coloque um alarme de hora em hora e logo se tornará um hábito.
Se esse não é o seu caso, você pode usar uma garrafinha de água que deve sempre te acompanhar. Assim sempre que olhar para a garrafa se lembrará de ingerir água.
Comer a cada três horas
Outro problema que surge com a idade é a perda do apetite. Normalmente esse problema aparece pela dificuldade para mastigar ou pela diminuição do paladar. Mas existem soluções para o problema, para começar basta adaptar a textura das refeições de acordo com a aceitação da sua mastigação.
Além disso temperos naturais podem ser usados para potencializar o sabor dos alimentos e estimular o paladar. O uso de ervas frescas, pimentas e temperos secos muda a percepção do sabor. O que não é recomendado é o aumento do sal, esse mineral tem relação com o aumento da pressão e com a hidratação.
Resolvidos esses problemas, agora é hora de começar a se alimentar com maior frequência. A rotina alimentar é muito positiva para idosos e ajuda a diminuir os riscos de desnutrição.
Para isso determine os horários destinados às refeições, uma boa distribuição das refeições é a cada 3 horas. Devem ser feitas pequenas refeições contendo alimentos mais naturais e saudáveis.
Proteínas são essenciais
Muitas vezes a idade exige mudanças na textura dos alimentos e com isso as proteínas acabam saindo do cardápio. Normalmente as carnes são mais difíceis de mastigar e é esse o motivo da diminuição do seu consumo.
O problema é que as proteínas são muito importantes para a manutenção da força muscular. Esse macronutriente é o responsável pela produção de novas fibras musculares e deixar de consumi-los pode atrapalhar essa produção.
Além disso a própria idade já dificulta esse processo pois com o passar dos anos vamos perdendo a capacidade manter a massa magra. Garantir o consumo ideal de proteínas por idosos pode diminuir essa perda de massa magra e até potencializar a síntese muscular.
O consumo ideal deve ser de pelo menos 1 filé de frango ou de boi por dia, mais ou menos 150g de carne por dia. Caso sinta dificuldade para mastigar o alimento você pode optar por carne moída, carne cozida ou assada desfiada.
Os ovos também são boas opções de proteínas, mas desde que sejam consumidos cozidos ou em omeletes e não mais que duas vezes por semana.
Assim o consumo se torna mais simples e sem a necessidade de abandonar a ingestão das carnes. Mas tenha cuidado, o excesso de proteínas na alimentação pode causar problemas renais.
Escolha sempre os alimentos in natura
Com o passar dos anos nossa capacidade de absorver vitaminas e minerais vai diminuindo e por isso precisamos nos preocupar mais com a nutrição. Por isso o consumo de alimentos naturais é muito importante, eles contém todas os nutrientes que precisamos.
Os produtos industrializados não fornecem grandes quantidades de nutrientes e ainda podem atrapalhar a absorção. Então o melhor é deixar de consumir processados e ultraprocessados e optar por alimentos in natura.
Quando falamos de processados e ultraprocessados queremos dizer refrigerantes, sucos industrializados, pães, massas, biscoitos, embutidos e muitos outros.
As melhores opções são as frutas, legumes e hortaliças.
A falta de algumas vitaminas podem piorar ou contribuir para o desenvolvimento de casos de doenças neurológicas e motoras. Além disso uma alimentação desregrada pode potencializar problemas de diabetes, renais e hepáticos.
Se você não tem o hábito de consumir esses alimentos pode ser que estranhe o sabor no início. Mas basta persistir por pouco tempo que logo seu paladar se adaptará aos novos sabores. Para ajudar a potencializar use sempre ervas, temperos frescos, alho e cebola, tudo isso ajuda a facilitar o processo de adaptação.
Alimente-se da maneira correta
Um dos problemas mais relatados pelos idosos está relacionado com o ambiente das refeições e por isso acabam deixando de se alimentar. A solução é bem simples, separe um ambiente bem iluminado e arejado para esse momento. Outra dica é ter uma mesa ou espaço destinado apenas para as refeições.
Além disso nada de assistir televisão ou outras distrações durante o momento de se alimentar, isso atrapalha o processo. A presença da família ou de pelo menos uma companhia é fundamental, então é muito importante tentar reunir a família para pelo menos uma refeição no dia.
Os cuidados informados para a alimentação do idoso trarão benefícios à toda a família e mais qualidade de vida. É muito importante que nessa fase o idoso tenha sempre companhia, além de um responsável por observar sua alimentação. Caso alguma dificuldade seja notada basta procurar ajuda de um nutricionista para saber qual a melhor conduta.
★ Como dica final para turbinar sua alimentação, fica o convite especial para conhecer a magnífica maca peruana ⇗. Um super alimento que é muito procurado em todo o mundo por quem busca mais saúde e vitalidade no dia a dia.
São inúmeros os benefícios para pessoas de todas as idades, experimente!
🔎 Outros
● Dicas para começar bons hábitos alimentares ⇗
● Fazer pedido de maca peruana para Brasília ⇗