Como Iniciar Novos e Bons Hábitos Alimentares

dicas para mudar mal habito alimentar

Mudar hábitos nunca é uma tarefa fácil, independente do campo que isso acontece. Principalmente quando a mudança precisa acontecer no campo da alimentação. Isso porque a mudança requer rotina e na maioria das vezes criar essa rotina é a pior parte.

A alimentação está diretamente relacionada ao tipo de rotina e de habilidades com a culinária. Por isso muitas vezes a correria do cotidiano nos leva ao caminho mais fácil, comidas congeladas ou fast foods.

O problema é que apesar da praticidade, esses alimentos não contém nenhum benefício ao organismo. Os únicos nutrientes encontrados são os carboidratos e as gorduras, mas da pior qualidade e em grandes quantidades.

Para ter qualidade de vida é preciso criar novos hábitos alimentares, e os resultados serão muito positivos e sentidos em pouquíssimos tempo. E não apenas algo interno, você poderá notar a diferença no peso, no ânimo e até no seu rendimento no dia a dia.

refrigerante

Deixar de consumir refrigerante e sucos industrializados

O refrigerante e os sucos industrializados são parte da rotina, principalmente em momentos difíceis e pode parecer impossível deixar de consumi-los. Porém essas bebidas são extremamente prejudiciais à saúde e não devem ser ingeridos nunca.

O grande problema é que são produtos ricos em açúcares, sódio, conservantes, corantes e realçadores de sabor. Tudo isso colabora para o desenvolvimento de alergias, doenças neurológicas e ainda atrapalham a absorção de nutrientes.

Abandonar esse hábito requer tempo e força de vontade, pois você vai precisar conviver diariamente com pessoas ingerindo essas bebidas e tenderá a se sentir em ”bobo” por ser a única pessoa a não ”aproveitar a vida”, mas você estará fazendo um bem muito grande a sua saúde. Para começar deixe consumir os refrigerantes, que são ainda mais prejudiciais.

Sempre que possível faça a substituição por água, mesmo que esteja em um ambiente com refrigerantes. Quando sentir muita vontade escolha o suco, mas nunca o refrigerante. A vontade é normal e vai aparecer de tempos em tempos, nesses momentos lembre-se do seu objetivo.

Quando sentir que o refrigerante já não te faz falta comece a retirar o suco, você pode optar pelo suco natural ou pela água. Depois de pouco tempo mesmo que você tenha uma recaída vai perceber que o sabor já não é o mesmo e logo vai dispensar a bebida.

 

água

Como beber mais água

Apesar de ser tão importante para a saúde a água muitas vezes cai no esquecimento e não ingerimos a quantidade necessária. E esse é um hábito que precisa ser mudado o quanto antes. Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia ajuda a prevenir doenças renais, retarda o envelhecimento da pele e ainda melhora a digestão dos alimentos.

Se você tem dificuldade de se lembrar de ingerir água com regularidade, nós temos dois métodos que podem te ajudar. O primeiro é usar o despertador do celular para se lembrar que é hora de beber água. Um copo a cada hora durante o dia será o suficiente para começar esse novo hábito.

Outra técnica é andar sempre com uma garrafa de água, assim sempre que olhar para ela você vai se lembrar de beber água. Mas é importante repor sempre a água assim que acabar, nunca deixe para depois, afinal é justamente sua memória que tem te atrapalhado.

Agora, se você é do tipo de que não gosta de água e acha que tem gosto ruim, nós também temos uma alternativa para você. Para começar é preciso entender que esse será um processo de reeducação do seu paladar.

Então é preciso insistir mesmo não gostando da água, mas para começar esse contato com o líquido mais importante você pode usar água saborizada. Basta adicionar em um galão ou jarra algumas fatias de limão, laranja, melancia ou a fruta de sua preferência. Depois complete o recipiente com água e deixe descansar por 1 hora.

O sabor das frutas passará para a água e assim pode ficar mais fácil ingerir a quantidade diária recomendada. Com pouco tempo usando essas técnicas o consumo de água se torna natural e você não vai mais precisar de truques.

 

frutas verduras e legumes

Como comer mais frutas, legumes e verduras

Para muitas pessoas pior do que deixar de consumir algo é ter que experimentar novos sabores. Mas isso limita a qualidade e quantidade de alimentos que fazem parte da dieta, tornam assim em uma alimentação pobre.

Por isso é muito importante criar o hábito de sempre experimentar novos sabores, mesmo que em um primeiro momento não lhe pareça agradável. Normalmente as frutas são mais consumidas e o problema maior está relacionado ao consumo de legumes e hortaliças.

Mas independente do quão pobre e restritiva é a sua variedade de alimentos presentes na sua dieta você pode mudar isso. Para começar alguns estudos mostram que para seu paladar reconhecer um sabor e definir se gosta ou não dele é preciso experimentá-lo 10 vezes.

Isso mesmo, provar a mesma fruta ou legume 10 vezes antes de dizer que não gosta do sabor. Na maioria das vezes o que acontece é apenas uma estranheza pela textura ou mesmo pelo gosto, mas isso não quer dizer que o sabor seja ruim.

Então faça o seguinte planejamento, se permita provar um novo alimento por semana, pode ser uma fruta, legume ou verduras de folha. Depois de provar a primeira vez tente definir se gostou, estranhou ou realmente não gostou do paladar.

Se sua resposta foi uma das duas últimas alternativas, não desista! Agora prove novamente o mesmo alimento mas em uma preparação diferente. Pode ser em um suco, cozido, cru, ralado, em pedaços grandes. Não importa como você vai provar, o mais importante aqui é deixar o seu paladar se acostumar com o sabor.

Em pouco tempo você vai notar que seu cardápio estará bem mais variado e, consequentemente, sua alimentação mais saudável.

 

deixar de comer fast food

Deixar de consumir produtos industrializados e fast foods

O pior hábitos de todos para ser mudado é deixar de consumir industrializados, e isso tem um motivo. Esses produtos são ricos em realçadores de sabor e isso causa vício no paladar, ou seja, perdemos a sensibilidade à sabores mais suaves.

É por isso que quem consome muito fast food e processados têm dificuldade de sentir sabor na comida caseira ou em uma fruta. Por isso é tão comum ouvir que alimentos frescos não tem gosto de nada. Na verdade é o seu paladar que perdeu a sensibilidade.

 

 

Mas pode ficar tranquilo, isso pode ser revertido. Basta você se conscientizar de que esse é um momento de desmame e de reprogramar o paladar. Então em um primeiro momento é normal não sentir muito o sabor dos alimentos.

Porém, o uso de temperos, como pimentas, condimentos e ervas frescas ou secas, ajuda a aumentar a palatabilidade. Outra dica é sempre que desejar consumir um fast food ou produto industrializado, preparar o alimento em casa.

Um bom exemplo é um hambúrguer, quando feito em casa você pode tornar a opção muito mais saudável, com carne fresca, salada feita na hora e sem toda a gordura. Esse hábito de preparar os alimentos em casa não só te ajuda a abandonar os processados como também melhora suas habilidades culinárias. Comida natural é sempre a melhor opção!

 

? E não esqueça que você e sua família podem sempre contar com a maca peruana ⇗ para ter mais vitalidade e saúde no seu dia a dia. É uma super raiz do Peru que chega até você em capsulas para melhor consumo.

Ela proporciona inúmeros benefícios e é considerada um dos alimentos mais nutritivos do planeta.

 

 

? Outros

● 14 termogênicos naturais para emagrecer ⇗

● Fazer pedido de maca peruana para Minas Gerais ⇗