Problemas de Saúde Causados pela má Alimentação

problemas de saúde alimentação ruim

Você com certeza já ouviu falar que é importante manter uma alimentação saudável para manter a saúde em dia. Mas com a correria da rotina e a falta de tempo cada dia mais estamos priorizamos as opções rápidas.

Essas opções quase sempre são produtos industrializados ou fast food que não oferecem nenhum valor nutricional. Manter essa rotina pode criar hábitos não benéficos e causar problemas de saúde.

Mesmo com pouco tempo livre é preciso se preocupar com a alimentação pois os problemas vão muito além do ganho de peso. E o melhor é que muitos desses problemas podem ser controlados e evitados apenas com mudanças na alimentação.

Selecionamos 6 complicações na saúde que são causados pela má alimentação para te mostrar a importância de se preocupar com o que está comendo.

 

má alimentação problemas

Problemas na saúde mais causados pela alimentação ruim

 

problema

Intestino preso

O primeiro sintoma sentido pela maioria das pessoas que tem uma alimentação ruim é o intestino preso. Muitas pessoas inclusive convivem com o problema há anos acreditando ser normal.

Isso não é normal e não deve ser ignorado, problemas de prisão de ventre por longos anos e com uso de laxantes aumenta consideravelmente o risco de câncer de cólon. A curto prazo, além do desconforto e dor, o problema pode aumentar as inflamações e diminuir as defesas do sistema imunológico.

Quase sempre o problema está associado ao baixo consumo de fibras e de água, que são os responsáveis pela formação das fezes e manutenção da flora intestinal saudável. Para corrigir esse problema é bem simples, basta ingerir pelo menos 8 copos de água diariamente e consumir mais fibras.

Dependendo da gravidade da prisão de ventre os efeitos positivos podem não surgir logo no primeiro dia. Mas com a nova rotina alimentar logo você vai notar a diferença na evacuação.

 

problema

Colesterol alto

Outro problema de saúde muito associado à má alimentação é o colesterol alto. O motivo é principalmente um alto consumo de alimentos ricos em colesterol, como os industrializados. O consumo excessivo de carnes e alimentos gordurosos também causa o aumento do colesterol.

Esse é um problema que quando não é tratado causa outros problemas associados, como é o caso da hipertensão e até AVCs. O colesterol ruim forma placas dentro das veias e artérias e essas placas reduzem a capacidade de circulação do sangue.

Alimentos industrializados são ricos em gorduras saturadas, sódio e diversos aditivos. Além disso a gordura encontrada nas carnes também não é muito saudável. As frituras também não são indicadas, principalmente para quem já sofre com colesterol alto ou tem risco de desenvolver o problema.

Assim a melhor opção é preferir alimentos frescos e carnes magras grelhadas ou assadas. Realizar atividades físicas também pode ajudar a reduz o colesterol alto.

 

problema

Gastrite

A gastrite pode ser causada por diversos motivos, um deles é justamente a má alimentação. Normalmente nesses casos a gastrite está relacionada com a ingestão de uma grande quantidade de alimentos de uma única vez. Isso ainda piora quando essas refeições são ricas em gorduras, alimentos picantes ou ácidos.

Longos períodos sem se alimentar também podem causar a dor da gastrite e essa dor é intensificada se a refeição após o jejum for muito grande. Essa combinação de jejum com refeição exagerada é bem mais comum do que se imagina.

É natural após horas sem comer sentir o desejo de se alimentar muito, mas na verdade isso é apenas um desejo e não uma necessidade. Por isso, quem sofre de gastrite, precisa se preocupar com as porções que consome em cada refeição. Para essas pessoas a recomendação é justamente realizar mais refeições ao longo do dia e com menor quantidade de alimentos.

 

problema

Diabetes

O diabetes tipo 2 é causado pela resistência à insulina, ou seja, o pâncreas continua produzindo a insulina mas as células já não a reconhecem com facilidade. É isso que causa o aumento da glicose no sangue e a falta de energia dentro das células.

Essa resistência à insulina é causada, pelo excesso do consumo de açúcares, não apenas do açúcar branco, mas de carboidratos em geral. Alimentos ultraprocessados e fast foods normalmente são ricos em carboidratos e calorias e contribuem significativamente para o desenvolvimento da doença.

Com o envelhecimento vamos perdendo naturalmente essa capacidade de reconhecer a insulina, por isso é muito importante cuidar da alimentação desde cedo para retardar o aparecimento do problema.

Apenas se alimentar de maneira mais natural, com legumes, frutas e verduras pode ser o suficiente para diminuir os riscos da doença.

 

problema

Anemia

A anemia é uma doença bem conhecida pela população, e todos sabem que ela é causada pela falta de ferro no organismo. Mas o que muita gente ainda não sabe é quais os alimentos que realmente contém ferro.

O ferro é encontrado em maior quantidade nas carnes, vísceras e ovos, esses são alimentos muito presentes na dieta dos brasileiros. O problema está nos outros alimentos consumidos, alguns grupos de alimentos diminuem a absorção do ferro.

Açúcares, gorduras e todos os aditivos encontrados nos alimentos industrializados reduzem a capacidade do organismo de absorver e utilizar o ferro. Outro fator importante é a ingestão de vitamina C, essa está diretamente ligada à melhor absorção do ferro.

Assim fica claro que para evitar a anemia nutricional é preciso muito mais do que apenas ingerir carnes com regularidade. Também é preciso se preocupar com a alimentação geral, é a combinação de fatores que fará o resultado ser positivo.

Se você está com anemia ou com taxas de ferro baixas, tente se alimentar com carnes, suco de laranja, cenoura e beterraba. Também evite consumir laticínios na mesma refeição pois eles atrapalham a absorção do ferro.

 

problema

Obesidade

A obesidade é o problema mais visível da má alimentação, o ganho de peso se torna expressivo e logo desencadeia diversas outras doenças. Tudo que apresentamos acima também pode acontecer como uma consequência da obesidade.

E não apenas uma questão de aumentar o corpo e abaixar a autoestima, é mesmo uma questão de saúde. Um corpo obeso exige muito mais dos órgãos para garantir o funcionamento, mas com o tempo esse esforço acaba causando danos.

Por isso é tão importante se manter com um peso adequado de maneira saudável, não basta estar magro, é preciso estar nutrido corretamente. Todas as doenças que apresentamos podem ser evitadas com uma alimentação balanceada, e os benefícios de comer bem superam qualquer sacrifício.

 

Nosso dia a dia está cada vez mais acelerado e por esse e outros motivos acabamos relaxando na alimentação. A dica final é fazer uso da incrível maca peruana para equilibrar a saúde e ter uma disposição turbinada para alcançar seus objetivos.

É uma super raiz dos andes que vem ganhando grande popularidade no mundo. Aproveite e faz o pedido do seu aqui ⇗

 

 

 

Outros

Cuidados com a nutrição na terceira idade ⇗

Dicas para começar melhores hábitos alimentares ⇗

 

🔗 Pedido na página oficial ➚