10 Alimentos que ajudam a Diminuir as Cólicas Menstruais

alimentos cólicas menstruais

Trata-se de um grande problema que afeta a maioria das mulheres, pois mensalmente sofremos com essa dor abdominal muito característica. Porém enquanto para muitas as dores são mais suaves, existe um grupo que sofre com dores intensas.

Essas dores costumam alterar até a rotina geral da mulher, tamanha a dor, por isso é preciso tratar o problema. Assim é preciso logo encontrar soluções para o problema, afinal ninguém pode passar uma semana sem trabalhar ou sem estudar.

Neste material então você verá dicas de alimentos para incluir no seu dia a dia e ter uma diminuição das cólicas menstruais. Isso não vai lhe ajudar apenas com o alívio das dores, mas também vai proporcionar inúmeros benefícios para seu corpo e sua mente.

 

Hormônio responsável pelas dores menstruais

As cólicas são causadas pelo aumento da produção de prostaglandinas, esse hormônio é o responsável pela dilatação do útero para facilitar a eliminação das camadas de endométrio. Porém quando esse hormônio é produzido em excesso as dores costumam ser bem fortes e incapacitante.

Para a solução do problema existem diversos medicamentos que atendem especificamente cada tipo e intensidade de dor. Mas o uso constante de medicamentos pode causar uma resistência do organismo ao princípio ativo. Depois de um tempo o corpo para de responder ao remédio e as dores não passam.

Por isso o ideal é sempre buscar alternativas antes de iniciar o tratamento medicamentoso, uma das melhores opções é pela alimentação. As propriedades encontradas em alguns alimentos ajudam a aliviar e até a prevenir as cólicas menstruais.

Se você sofre com esse problema continue lendo o texto, aqui vamos te apresentar os melhores alimentos para o combate às dores causadas pela menstruação.

 

1️⃣ Quinoa

A quinoa não apresenta relação direta com a redução das cólicas, mas ela contribui com outros sintomas da TPM. Essa semente é rica em carboidratos complexos que ajudam a aumentar a liberação de serotonina. A serotonina é o hormônio responsável pelo prazer, satisfação e felicidade.

Assim a quinoa contribui no combate à depressão causada pela menstruação e também ajuda a lidar com as cólicas menstruais. Sua ação anti inflamatória ajuda a reduzir a formação de coágulos e facilita a eliminação da menstruação.

 

2️⃣ Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são ricas em flavonóides, essa substância é um anti inflamatório potente, assim reduz as cólicas menstruais. A presença de antioxidantes também contribui para a diminuição das dores menstruais e outros sintomas comuns ao período.

Adicione a sua dieta frutas como: morango, uva, cereja, framboesa e amora.

 

3️⃣ Peixes

Os peixes de águas profundas, como salmão, sardinha e atum, são ricos em ácidos graxos e ômega 3. Esses nutrientes têm ação direta reduzindo a produção de prostaglandina e, consequentemente, as cólicas menstruais.

Além disso o ômega 3 é um potente anti inflamatório, isso também contribui para a redução das cólicas e inchaços.

 

4️⃣ Folhas escuras

O consumo de folhas verde escuras ajuda a controlar o funcionamento intestinal e diminui a retenção de líquidos. O controle desses dois fatores reduz as cólicas menstruais e ainda ajuda no desconforto causado pelo período.

Ótimas opções são: couve, brócolis, espinafre e agrião.

 

5️⃣ Oleaginosas

As oleaginosas são alimentos ricos em magnésio e vitamina do complexo B, essa combinação de nutrientes é excelente para o combate das cólicas. Eles diminuem a contração muscular na região pélvica, reduzindo assim as dores.

Por isso é indicado consumir castanhas, nozes ou amendoim natural rotineiramente, ou pelo menos uma semana antes da menstruação.

 

6️⃣ Sementes

A semente de girassol é outro alimento rico em magnésio e por isso consumi-las ajudará no combate às cólicas menstruais. Se quiser pode comer como um petisco ou ingerir junto com as refeições, o importante é mantê-la em sua alimentação.

Outras sementes, como a linhaça e gergelim também atuam a diminuir a dilatação dos vasos sanguíneos e assim controlam o fluxo e a pressão na região pélvica. Isso ajuda a reduzir a dor e o desconforto durante a menstruação.

 

7️⃣ Abacate

Os ácidos graxos encontrados no abacate são potentes anti inflamatórios naturais que ajudam a reduzir a dor. O azeite também contém essas propriedades e deve ser usado durante o período menstrual para ajudar a combater as cólicas menstruais.

 

8️⃣ Chás

Os chás calmantes, como a camomila, hortelã, erva doce e melissa, contém uma substância chamada de glicina. Essa glicina atua reduzindo os espasmos musculares, principalmente da região pélvica. Isso contribui muito para a redução das cólicas menstruais, além da ação anti inflamatória presente nos chás, que também ajuda no combate da dor.

 

9️⃣ Banana

A banana é rica em potássio, nutriente responsável pela contração muscular, seu consumo ajuda a regular as contrações. A presença de vitamina B6 também pode ajudar para reduzir o problema, já que atua em neurotransmissores responsáveis pela dor.

 

🔟 Água

Beber bastante água ajuda a melhorar a circulação sanguínea, assim o processo de eliminação se torna mais simples. Mas para ver os efeitos é preciso ingerir água sempre, você não terá resultados se ingerir apenas nos ciclos menstruais.

Beba pelo menos 2 litros de água todos os dias, não beba tudo de uma única vez, distribua essa quantidade durante o dia.

 

⛔ Alimentos que podem aumentar as cólicas

Assim como existem os alimentos que devem ser consumidos para evitar as cólicas menstruais, também existem alimentos que precisam ser evitados.

Os açúcares não são boas opções para esse momento, apesar de aumentar o desejo por doces e chocolates. Eles agem aumentando as inflamações e ainda causam inchaço e desconforto abdominal. Tudo isso contribui para a priora das dores.

O café também não é muito indicado já que causa vasodilatação e isso pode piorar significativamente as cólicas menstruais. Além disso ele causa agitação aumentando o estresse e irritabilidade comum no período menstrual.

As frituras também devem ser evitadas pois a gordura atrapalha a absorção do magnésio, importante nutriente no combate das cólicas. Além disso elas aumentam as inflamações e dificultam ainda mais o período menstrual. Isso vale não apenas para as frituras mas também para comidas gordurosas, como carnes suínas e carnes de boi.

Os chocolates podem parecer indispensáveis, mas apesar da liberação de endorfina ele piora a situação. Então se não puder ficar sem o chocolate durante a menstruação o mais indicado é consumir o produto meio amargo ou amargo. Essas duas opções contém menor teor de açúcares e gorduras.

 

E aí? Pretende inserir no seu dia a dia estes alimentos que aliviam a cólica menstrual?

Acredito que sim, e como última dica fica o convite para você experimentar o consumo da maca peruana. É reconhecidamente um dos produtos mais completos e eficientes para alcançar muito mais saúde e disposição, além de contribuir também para a diminuição dessas terríveis dores.