14 Melhores TERMOGÊNICOS NATURAIS para Perder Peso

termogênicos naturais

Você sabia que existem alimentos com a capacidade de aumentar o gasto calórico? É isso mesmo, eles são chamados de termogênicos. Essa função é muito positiva para quem está tentando emagrecer, e o melhor é que podem ser consumidos em qualquer dieta.

Normalmente os alimentos fornecem uma certa quantidade de calorias que são usadas como energia para o organismo. Mas os alimentos termogênicos tem ação diferente, eles promovem queima de calorias ao invés de aumentar a sua ingestão.

No processo de perda de peso é preciso gastar mais calorias do que ingerir, por isso as dietas reduzem a ingestão calórica. As atividades físicas também ajudam a aumentar o gasto sem que haja reposição dessas calorias e é justamente isso que nos faz perder peso naturalmente.

Os alimentos termogênicos agem para potencializar essa perda de peso através do aumento do gasto energético, mesmo quando estamos em repouso. A diferença na queima de calorias com o uso de termogênicos pode chegar a 15% do total ingerido em um dia.

Esse é um valor bem significativo e que precisa ser levado em consideração, e os benefícios com esses alimentos não para por aí.

 

💥 Pimentas

As pimentas, principalmente a vermelha, possuem uma substância chamada capsaicina, ela é a responsável pelo efeito termogênico natural. Essa substância tem a vantagem de elevar a temperatura do corpo e assim acelerar o metabolismo.

Mas além dessa ação, a capsaicina também promove a liberação de endorfina, adrenalina e noradrenalina. Esses três hormônios aumentam a sensação de prazer, saciedade e diminuem o apetite.

As pimentas frescas tem ação termogênica mais forte, mas se preferir as secas não tem problema, apesar de ser um pouco mais fracas o efeito continua presente. Para conseguir seus benefícios é preciso consumir pelo menos 1 colher de sobremesa por dia. Essa quantidade por ser distribuída entre as refeições do dia, como nas carnes e saladas.

 

💥 Gengibre

O gengibre contém em sua composição uma substância chamada gingerol, que tem ação direta, acelerando o metabolismo, e promove de forma natural a queima de gorduras. Por isso sua ação termogênica é tão potente.

Mas o gengibre ainda é um excelente antioxidante e anti-inflamatório, ambas funções auxiliam no emagrecimento e na manutenção do peso. O excesso de toxinas no organismo aumenta as inflamações e quando isso acontece com alta frequência o processo inflamatório se torna crônico. O maior problema dessa inflamação crônica é o desenvolvimento de doenças como a obesidade e diabetes.

O gengibre não sofre alteração na sua capacidade de acelerar o metabolismo, então você pode optar por acrescentá-lo ralado nos sucos, nas saladas ou em chás. 1 fatia de gengibre por dia é o suficiente.

 

💥 Chás termogênicos

Todos os chás são considerados diuréticos e por isso são aliados da perda de peso. Mas existem alguns chás que além de estimular a liberação de líquidos em excesso também ajudam a acelerar o metabolismo. Isso acontece pela presença da cafeína que aumenta os batimentos cardíacos e também o gasto calórico.

Os chás termogênicos são:

  • Chá verde
  • Chá preto
  • Chá branco
  • Chá de hibisco

Para ter efeito termogênico os chás precisam ser feitos com as folhas e não com opções de chás industrializados. 2 xícaras por dia são suficientes para conseguir o efeito termogênico. É indicado não ingerir toda essa quantidade de uma única vez, o ideal é consumir durante o dia, intercalando com a água.

 

💥 Canela

Na canela é encontrada uma substância chamada aldeído cinâmico, essa tem ação direta no funcionamento do metabolismo. Por isso ela potencializa naturalmente a perda de peso, principalmente na queima de reservas de gordura.

Além disso a canela ainda ajuda a regular a liberação de insulina pelo pâncreas e assim melhora a utilização da glicose pelas células do corpo. Quando essa liberação da insulina está bem regulada a sensação de fome é menor.

Tanto a canela em pau quanto a canela em pó são potentes, a diferença é que em pó é ingerida e a em pau é consumida apenas sua essência. Por isso a versão em pó é um pouco mais forte como termogênico. Você pode usar o pau de canela nos chás ou usar a versão em pó como tempero para as refeições.

 

💥 Cravo da índia

O cravo tem ação termogênica muito parecida com a da canela, mas além disso ele estimula a produção de saliva. Isso facilita a digestão dos alimentos e ainda contribui para a saciedade e redução da vontade de comer doces.

Se você gosta muito de cravo pode tentar mastigar 1 por dia, isso potencializa a ação termogênica. Ou o alimento pode ser usado em chás e até como tempero para carnes. O importante é sempre mantê-lo na alimentação.

 

💥 Água gelada

A água gelada não oferece nenhuma substância que promove o aumento do gasto calórico. Mas sua ação acontece pois ao ingerir a água gelada o corpo perde temperatura e é preciso aumentar a queima de calorias para restabelecer a temperatura corporal ideal.

Por isso alguns estudos comprovam que ingerir pelo menos 8 copos de água gelada por dia pode aumentar o gasto calórico em até 200kcal por dia. Isso representa 1 quilo a menos por mês, apenas por ingerir água da maneira certa.

A água ingerida bem gelada é um potente termogênico natural e por isso deve ser sempre usada. O indicado é sempre ingerir pelo menos 2 litros de água por dia e de preferência bem gelada.

 

Outros bem consumidos são:

💥 Vinagre de maçã

💥 Óleo de coco

💥 Alimentos que tem Ômega 3

💥 Cafeína

💥 Pó de Guaraná

 

cuidado com termogênicos naturais

Cuidados com o consumo de termogênicos

Apesar de serem alimentos já naturalmente muito utilizados pelos brasileiros, o consumo excessivo pode causar danos à saúde. Então é preciso cuidado e moderação na ingestão.

Para começar você não precisa consumir todos esses produtos todos os dias, escolha dois ou três e mantenha um revezamento. Assim você não enjoa dos sabores e mantém os termogênicos na sua dieta. A água deve ser consumida gelada todos os dias e isso não causa nenhum tipo de problema.

Se você tem algum problema cardíaco, diabetes ou faz uso de algum medicamento controlado deve consultar seu médico antes de começar a ingerir esses alimentos com frequência. Isso porque muitos desses termogênicos naturais aceleram o batimento cardíaco e podem causar danos à saúde.

Não esqueça que você pode contar com a maca peruana para ter mais vitalidade no dia a dia, tendo mais disposição para exercícios e suprir deficiências alimentares. Assim conseguirá emagrecer e ter mais qualidade de vida!

 

🔎 Outros

10 alimentos para alívio de cólicas menstruais ⇗

Fazer pedido de maca peruana para São Paulo ⇗