Como Introduzir Novos Alimentos na Rotina das Crianças

criança comer novos alimentos

Quem é mãe sabe a dificuldade que é convencer as crianças a experimentar novos alimentos, saiba que isso é muito comum. Essa fase normalmente vem junto com a fase do não, quando a criança passa a usar muito o não como resposta para qualquer pergunta.

Nós chamados de neofobia, é um medo do novo desenvolvido entre o primeiro ano de vida até os 7 anos de idade. Mas apesar de ser tão comum, não devemos apenas esperar que a situação mude sozinha.

Estudos mostram que os hábitos alimentares formados na infância permanecem até a vida adulta, com pequenas variações. Por isso é muito importante trabalhar essa dificuldade com novos sabores, incentivando seu filho a se alimentar melhor desde a primeira infância.

Para começar precisamos mostrar a importância de fazer a introdução alimentar corretamente. Logo na introdução alimentar os pais devem se preocupar com o tipo de alimentos oferecidos para as crianças.

Por mais que parece bonitinho um bebe comendo doce ou refrigerante esse hábito é péssimo para a saúde, principalmente em crianças tão pequenas. O açúcar tem efeito viciante e por isso não deve ser introduzido na alimentação infantil.

Assim a melhor opção é escolher sempre legumes e verduras e introduzir novos sabores aos poucos para que a criança tenha tempo para reconhecer e se adaptar aos sabores que já consome. Esse passo é primordial para garantir que essa criança cresça se alimentando bem.

Mas se seu filho já passou da fase de introdução alimentar e não quer comer nada saudável, calma que ainda tem jeito. A mudança nessa fase pode ser um pouco mais lenta e exige muita paciência e persistência. Apesar de tudo isso os resultados valem a pena, então continua no texto para conhecer as melhores estratégias.

benefícios

Não faça ameaças

O maior erro cometido pelos pais é forçar as crianças a consumir alimentos, e muitas vezes essa insistência vem seguida de ameaças. Esse tipo de abordagem pode até ter um efeito positivo momentâneo, mas os efeitos a longo prazo são negativos.

Isso porque a criança normalmente associa o alimento à algo ruim e assim se torna ainda mais avesso ao consumo. Outro ponto é que a pressão só atrapalha o processo, a criança precisa entender a necessidade da alimentação saudável e sentir gosto por isso.

Então antes de perder a paciência tente se concentrar no processo, mesmo que isso demore. É justamente sua persistência que trará o resultado positivo.

 

benefícios

Deixe a criança participar do processo de escolha

Uma ótima dica para aumentar a aceitação das crianças para novos alimentos é permiti-las escolher os produtos. Apresente as opções e pergunte qual a opinião, qual parece mais saboroso, conte sobre o alimento, como é o sabor e o cheiro.

Isso torna o alimento menos assustador e deixa a criança mais propensa a consumi-lo. Além disso você permite ao seu filho sentir que tem voz e poder de decisão, isso ajuda a melhorar a aceitação.

 

benefícios

Prepare receitas com seus filhos

Outra maneira muito efetiva é trazer as crianças para a cozinha. Separe um tempo na semana para preparar novas receitas com os pequenos, sempre deixando que participem de todo o processo.

Você também pode selecionar receitas e deixar que eles escolham qual será preparada no dia. Isso estimula a criança a se tornar mais próxima da comida e diminui a resistência. Além disso sentir que preparou a refeição aumenta as chances da criança sentir o desejo de provar os alimentos.

As crianças também são muito ligadas com o visual das refeições, por isso é importante preparar receitas coloridas e de preferência com formatos. Como por exemplo, biscoitos de bonequinhos, florzinhas, sol, estrelas e tudo que sua imaginação permitir.

O clássico prato de comida montado formando um rostinho costuma funcionar muito bem, ainda mais quando as crianças participam da montagem.

 

benefícios

Exemplo é tudo

Não adianta desejar que a criança tenha uma alimentação saudável se dentro de casa as pessoas comem mal. Os pais precisam dar um bom exemplo para os filhos, afinal eles são o espelho que qualquer criança copia.

Assim, se a criança cresce vendo os pais comendo sempre lanches, doces e nunca consumindo legumes e verduras ela nunca vai se interessar pelo que é realmente saudável. Então antes de exigir mudanças nas crianças comece a mudança em você. A alimentação saudável também trará benefícios para a sua saúde.

 

criança alimentação

Apresente cada alimento diversas vezes

Ao apresentar um novo alimento entenda que ele nunca foi visto pela criança então a negativa é quase certa. Mas isso não quer dizer que você deve desistir, pelo contrário, em outros momentos ofereça novamente a fruta ou verdura, de preferência em uma preparação diferente.

As frutas costumam ser muito rejeitadas e depois se tornam as queridinhas dos pequenos, e é por isso que não podemos desistir. Ofereça a fruta inteira, depois em uma salada de frutas ou em um suco.

O mesmo vale para qualquer alimento, ofereça diversas vezes, chegará o momento em que a criança vai querer provar esse novo sabor, principalmente se você consumir o produto também.

Apresentar os alimentos em brincadeiras também pode ajudar, então permita a criança segurar, cheirar e sentir a textura das frutas e legumes. No primeiro momento a reação é de estranheza, mas isso muda com o tempo.

 

benefícios

Procure um nutricionista especializado

É claro que existem alguns casos onde mesmo usando todas as dicas que mostramos os pais não conseguem fazer as crianças aceitarem os novos alimentos. Nem sempre isso é culpa dos pais, você pode estar fazendo tudo certo e seu filho ainda assim se mostrar resistente.

Nesses casos indicamos que você procure a ajuda de um nutricionista, de preferência especializado em crianças. O profissional saberá o que fazer nesses casos e tem o conhecimento para mudar a situação.

O importante é você nunca desistir de garantir que seu filho tenha uma alimentação saudável pois isso é indispensável para que ele tenha um crescimento perfeito. A alimentação também é capaz de influenciar na capacidade de aprendizado e influência até a saúde do indivíduo já adulto.

Assim, é preciso sim se preocupar e sempre tentar encontrar alternativas para convencer as crianças a experimentar novos alimentos.

 

 

Outros…

8 dicas para perder medidas sem dietas ⇗

Suplementação para veganos ⇗

Maca peruana em SP ⇗

 

🔗 Pedido na página oficial ➚